domingo, 29 de março de 2009

Harpa Cristã

Harpa Cristã é o hinário editado pela Casa Publicadora das Assembleias de Deus (CPAD). Contém 640 hinos de vários autores e tradutores. É adotada pelas igrejas Assembleias de Deus de todo o Brasil.
História

No inicio de sua história a Igreja Assembleia de Deus não possuía um hinário próprio.Para sanar esta necessidade era utilizado o hinário Salmos e Hinos, organizado pelos fundadores da Igreja Evangélica Congregacional, Dr Robert Kalleye Sarah Poulton Kalley.A primeira edição inglesa, data do ano de 1855, contava com 27 Títulos (10 Salmos e 17 Hinos) e foi editada em Londres. Já a primeira edição brasileira, de 1861, era composta por 50 Títulos (18 Salmos e 32 Hinos), foi usada pela primeira vez em 17 de novembro de 1861, seis anos depois de sua chegada ao Brasil. Esta coleção foi a primeira coletânea de hinos evangélicos em língua portuguesa organizada no Brasil. também foi primeiro hinário usado por diversas denominações. Hoje com aproximadamente 150 anos, tem mais de 500 hinos.
Entretranto as peculiariedades que distinguia a nova igreja das igrejas evangélicas tradicionais fez surgir em 1921 o Cantor Pentecostal. Editado pela tipografia Guajarina sob orientação de Almeida
Sobrinho tinha 44 Hinos e 10 corinhos.O Cantor Pentecostal foi distribuído pela Assembleia de Deus de Belém, PA, que, naquela época, achava-se localizada na Travessa 9 de janeiro, 75.
Passado
um ano da publicação do cantor Pentecostal é lançado em Recife-PE a primeira edição da Harpa
Cristã. Aos cuidados do Pastor Adriano Nobre, surge o hinário oficial da Igreja Assembleia de Deus com uma tiragem de 1.000 exemplares, distribuídos para todo o Brasil pelo missionário Samuel Nyström. A segunda edição da Harpa Cristã , já como 300 hinos, foi impressa nas Oficinas Irmãos Pangeti, no Rio de Janeiro, em 1923.
Em Junho de 1931 foi lançado o Psaltério Pentecostal, para suprir a escassez de Harpa Cristã,te
ndo como editor responsável: Gunnar Vingren. Este hinário foi impresso pelo Estabelecimento Gráfico Fernandes & Rohe, Rio de Janeiro, 1931. Nove anos depois, em 1932, a Harpa Cristã já contava com 400 hinos.
Na elaboração dos hinos, muito contribuiu o missionário Samuel Nyström. Como não
tivesse perfeito conhecimento da língua portuguesa, ele traduziu, literalmente, diversas letras da hinódia escandinava. Para que os poemas fossem adaptados às suas respectivas músicas, foi necessário que o Pastor Paulo Leivas Macalão empreendesse semelhante tarefa. Por isso, tornou-se
o Pastor Macalão no principal elaborador e adaptador do hinário oficial da Igreja Assembleia de Deus.


Harpa Cristã Atualizada

Em 1979, mediante proposta apresentada pelo Pastor Adilson Soares da Fonseca, o Conselho Administrativo da Casa Publicadora das Assembleias de Deus - CPAD, cumprindo resolução da Assembléia Geral da CGADB reunida em Porto Alegre, naquele ano, nomeou uma comissão para proceder a uma revisão geral da música e da letra da Harpa Cristã. A comissão era formada pelos seguintes Pastores: Paulo Leivas Macalão, Túlio Barros Ferreira, Nicodemos José Loureiro, Antonio Gilberto, e João Pereira. Nesta empreitada, também tomou parte ativa o Pastor e consagrado poeta Joanyr de Oliveira. Em termos técnicos, os trabalhos contaram com dois obreiros especializados: João Pereira, na correção e adaptação da música; e Gustavo Kessler, na revisão das letras. Lançada em 1992, a Harpa Cristã Atualizada foi aceita em muitas igrejas, mas a maioria optou por ficar com a Harpa Tradicional.
Harpa Cristã Ampliada

Tendo em vista as necessidades da igreja, a CPAD, sob a direção executiva de Ronaldo Rodrigues de Souza, compreendeu ser urgente a ampliação da Harpa Cristã tradicional. E, assim, foram acrescentados mais 116 hinos a fim de atender a todas as exigências cerimoniais e litúrgicas da igreja.A Harpa Cristã Ampliada foi lançada em 1999.

Hinos

A Alma Abatida
A Aspiração Da Alma
A Barca Da Vida
À Beira Da Estrada
A Ceia Do Senhor
A Chuva Do Consolador
A Cidade Celeste
A Cidade Do Bom Deus
A Cristo Coroai
A Decisão
A Esperança Da Igreja
A Estrela Da Alva
A Face Adorada De Jesus
A Fé Dos Santos
A Felicidade Da Salvação
A Fonte Salvadora
A Fonte Transbordante
A Formosa Jerusalém
A História Da Cruz
A Luz Do Céu Raiou
A Mão Do Arado
A Mensagem Da Cruz
A Palavra Da Cruz
A Palavra Da Vida
A Palavra De Deus É Um Tesouro
A Preciosa Fonte
A Riqueza Divinal
A Santa Bíblia
A Seara Esta Madura
A Segurança Do Crente
À Sombra Do Meu Redentor
A última Hora
A Vinda De Cristo
A Voz Do Bom Pastor
Abra Os Meus Olhos
Abraão E Seu Sacrifício
Abre O Coração
Abundância De Cristo
Aceita O Perdão De Jesus
Achei Jesus
Acordai, Acordai
Adoração
Adoração Reconhecida
Ainda Há Lugar
Alegrai-vos, Ó Remidos
Aleluia! Já Creio
Além De Nosso Entendimento
Além Do Céu Azul
Ali Quero Ir, E Tu?
Alma Triste, Abatida
Alvo Mais Que A Neve
Amemos O Senhor
Amor Que Vence
Andando Para O Céu
Anseio Um Lugar De Amor
Ao Abrir O Culto
Ao Estrugir A Trombeta
Ao Fim Do Culto
Ao Findar Do Dia
Ao Gólgota
Ao Lar Paternal
Ao Pai Voltai
Ao Passar O Jordão
Ao Raiar Do Ano Novo
Ao Único
Aos Pés De Cristo Prostrados
Aos Teus Pés
Aqui Eu Vim Dizer
As Cordas Do Coração
As Firmes Promessas
As Palavras De Jesus
As Palavras De Jesus Cristo
As Pisadas Do Mestre
As Promessas Que Não Falham
As Santas Escrituras
Assim Como Sou
Autor Da Vida
Avançai, Fiéis
Avante Eu Vou
Avante Servos De Jesus
Batismo
Bem-aventurança Do Crente
Bendirei A Jesus
Bendita Luz
Bendito Cristo, Eis-me Aqui
Benigno Salvador
Bíblia Sagrada
Breve Ele Volta
Breve Verei
Breve Verei O Bom Jesus
Calvário, Revelação De Amor
Caminhemos Na Luz
Caminho Brilhante
Campeões Da Luz
Canta, Ó Crente
Canto Do Pescador
Careço De Jesus
Castelo Forte
Ceia Do Senhor
Celebrai A Cristo
Celebrai Com Jubilo
Chegai Pra Adorar
Chuva De Graça
Clama Jesus, Jesus
Com Tua Mão Segura
Comunhão
Confiança Em Jesus
Confiante Em Deus
Consagração
Consagrado Ao Senhor
Conta As Bênçãos
Contentamento
Conversão
Crê Na Promessa
Creio Eu Na Bíblia
Creio, Senhor
Crentes Avançai
Crentes Cantai!
Criador Bendito
Cristo à Porta Está
Cristo Chama O Pecador
Cristo Cura Sim
Cristo É Fiel Amigo
Cristo é Meu
Cristo E Sua Humilhação
Cristo Está Chamando
Cristo Jesus Vai Voltar
Cristo Pra Mim
Cristo Te Chama
Cristo Virá
Cristo Voltará
Cristo, Meu Cristo
Cristo, Teu Santo Amor
Dai-me A Bíblia
De Ti Preciso Mais
De Todo O Mundo: Aleluia!
De Valor Em Valor
Deixa Entrar O Rei Da Glória
Deixa Penetrar A Luz
Deixai As Ilusões
Deixai Entrar O Espirito De Deus
Derrama Teu Espírito
Desejamos Ir Lá
Despertar Para O Trabalho
Deus Amou De Tal Maneira
Deus É O Mesmo
Deus Nos Guarde No Seu Amor
Deus Tomará Conta De Tí
Deus Vai Te Guiar
Deus Velará Por Ti
Doce É Crer Em Cristo
Doce Lar
Doce Nome
Doce Nome De Jesus
Doxologia
É Meu O Céu
É O Nosso Lar
É O Tempo De Cegar
Eia Avante
Eis O Brasil Em Suas Mãos
Eis O Dia A Declinar
Eis-me Aqui, Jesus
Ele Sofreu Por Mim
Em Belém
Em Busca De Sião
Em Canaã Eu Entrarei
Em Cristo Fruimos A Paz
Em Fervente Oração
Em Glória Virá
Em Jesus
Em Meu Lugar
Entrega Teu Coração
Escuta O Evangelho
Escuta, Pobre Pecador
Espero Em Ti
Espírito Consolador (367)
Espírito, Enche A Minha Vida
Estarás Vigiando?
Este Mundo Não Compreende
Eu Confio Firmemente
Eu Creio, Sim
Eu Te Louvo
Eu Vou Com Jesus
Exultação Do Crente
Face A Face
Fala Do Amor De Cristo
Fala Jesus Querido
Fala.fala, Senhor
Faze Já O Seu Querer
Fé Persistente
Fim Do Ano
Firme Nas Promessas
Fogo Divino
Glória A Jesus
Glória Ao Meu Jesus
Glória Ao Salvador
Glória Indizivel
Gloriosa Aurora
Gloriosa Esperança
Glorioso Deus
Gozo De Ter Salvação
Gozo Em Jesus
Gozo Real
Graça, Graça
Graças Dou
Grandioso És Tu
Grata Nova
Gratidão
Guarda O Contacto
Guia Meus Passos
Guia-me Ó Salvador
Guia-me Sempre. Meu Senhor
Há Paz E Alegria
Há Poder No Sangue De Jesus
Há Trabalho Pronto
Ha Um Amigo Mui Chegado
Herdeiros Do Reino
História De Cristo
Hosana E Glória
Ide Cegar
Ide Por Todo O Mundo
Igreja Universal
Imploramos O Consolador
Inesgotável É Seu Amor
Invocação E Louvor
Já Nos Lavou
Já Sei, Já Sei
Jerusalém Celestial
Jerusalém Divina
Jesus À Porta Do Coração
Jesus Chorou Sobre Jerusalém
Jesus Comprou-me
Jesus Cristo Bem Amado
Jesus É A Luz Do Mundo
Jesus É Minha Paz
Jesus Me Guiará
Jesus Me Tirou Da Lama
Jesus Meu Eterno Redentor
Jesus Meu Salvador
Jesus No Calvário
Jesus No Jetsêmany
Jesus No Monte Da Ascenção
Jesus Nossa Esperança
Jesus Nosso Socorro
Jesus O Melhor Amigo
Jesus Procura A Ovelha
Jesus Quebrou Os Meus Grolhões
Jesus Ressuscitado
Jesus Salva
Jesus Tu És Bom
Jesus Vem Triunfante
Jesus Virá Do Céu
Jesus Voltará
Jesus, Meu Rei Glorioso
Jesus, Minha Força
Jesus, O Bom Amigo
Jesus, O Meigo Salvador
Jesus, Tudo Pra Mim
Juntos Trabalhamos
Larga O Mundo!
Láva-me Ó Deus
Lê A Bíblia
Levantai Vossos Olhos
Levar A Cruz
Liberto Da Escravidão
Livre Estou
Longe De Deus
Louvai A Deus
Louvai A Jesus
Louvando Ao Nosso Criador
Louvarei Ao Meu Amado
Louvemos Ao Redentor!
Louvor à Trindade
Louvor Ao Deus Trino
Lugar De Delícias
Luz Após As Trevas
Mais Grato A Ti
Mais Perto Da Tua Cruz
Mais Perto Quero Estar
Mais Um Templo
Manhã Da Ressurreição
Manso E Suave
Mãos Ao Trabalho
Maravilhoso É Jesus
Marchai Soldado
Marchemos Sem Temor
Método De Deus
Meu Bom Salvador
Meu Brasil
Meu Cristo! Meu Cristo!
Meu Forte Redentor
Meu Jesus Vem
Meu Jesus, Meu Jesus
Meu Lar Jerusalém
Meu Pastor
Meu Testemunho!
Meus Pecados Levou
Milícia De Jesus
Momento Solene
Morri Na Cruz Por Ti
Mui Perto Quero Estar
Na Jerusalém De Deus
Na Jornada Para O Céu
Na Maldição Da Cruz
Na Mansão Do Salvador
Na Minha Alma Reina Paz
Não Foi Com Ouro
Não Murmures: Canta
Não Posso Explicar
Não Sou Meu
Não Tarda A Vir Jesus
Não Temas
Nascer Denovo
Neste Lenho Me Glorio
Neste Lugar
Nívea Luz
No Céu Não Entra Pecado
No Jardim
No Rol Do Livro
Noite De Paz
Noiva De Jesus Apronta-te
Nós Somos Teus
Nos Vogamos Nesta Nau
Nossa Esperança
Novo Canto De Louvor
Ó Acorda, Desperta
O Amor Do Criador
O Áureo Dia
O Bom Consolador
Ó Bom Jesus
O Bondoso Amigo
O Bondoso Salvador
Ó Caro Salvador
O Cego De Jericó
O Celeste Diretor
O Céu, O Lar
O Clarim Já Nos Alerta
O Convite De Cristo
O Cordeiro
O Cuidado Da Alma
O Descanço Em Jesus
Ó Desce, Fogo Santo
O Dia Do Triunfo De Jesus
O Dom Celeste
O Espirito Consolador
O Espírito Diz: Vem
O Evangelho Da Salvação
O Exilado
O Festim De Glória
O Fim Das Lutas
O Fim Vem, Cuidado
O Gozo De Estar Preparado
O Gozo Dos Santos
O Grande Amor
Ó Jesus, Te Suplico
O Lar Da Glória
O Lugar De Benção E Paz
O Meu Jesus
O Nascimento De Jesus
O Nome Precioso
O Nome Soberano
O Pai Bondoso
Ó Pai Celeste
Ó Pai Eterno
O Pão Da Vida
Ó Pastor Bendito
O Pastor E As Ovelhas
Ó Pecador Desalentado
O Peregrino E A Glória
O Peregrino Na Terra
O Piloto
O Povo De Abraão
O Precioso Sangue
O Redentor
O Reia Está Voltando
O Salvador Me Achou
O Senhor Da Ceifa Chama
O Senhor É Rei
O Senhor Salva A Todo O Pecador
O Senhor, Manda Já Seu Poder
O Sol Da Justiça
O Sustento Da Alma
Ó Vem Já
Ó Vem Senhor E Habita
O Verdadeiro Amigo
Obreiros Do Senhor
Oh Dia Alegre!
Oh! Amor Bendito
Oh! Jesus Me Ama
Oh! Meu Jesus
Oh! Pai, O Santo Espírito
Oh! Que Glória
Oh! Que Paz
Oh! Tenho Gozo
Oh, Foi O Sangue
Oh, Sim, Bem Sei
Olhai Para O Cordeiro De Deus
Olhando Para O Calvário
Opera Em Mim
Ora, Vem Jesus
Oração De Elias
Oração Dominical
Oração Pela Pátria
Os Bem Aventurados
Os Dons Do Céu
Os Guerreiros Se Preparam
Outro Bem Não Acharei
Ouve Sua Voz
Ouve, Ó Pecador
Para Casamentos
Para O Céu Eu Vou
Passando Está
Paz De Deus Em Jesus Encontrei
Paz Perfeita, Sim, Busquei
Paz, Doce Paz
Pela Cruz Ao Céu Irei
Pelejar Por Jesus
Pelo Sangue
Pensando Em Jesus
Perdido Andei
Peregrino Somos
Perto Do Meu Redentor
Plena Graça
Plena Paz
Pode Salvar
Poder Pentecostal
Por Nossa Pátrias Oramos
Por Que Te Aflinges?
Porque Ele Vive
Precisamos De Jesus
Pronto A Salvar
Pura, Sim, Mais Pura
Qual O Preço Do Perdão?
Quando Jesus Aparecer
Quando Para O Céu Nós Formos
Quanto Almejo
Que Bênção
Que Maravilha!
Que Mudança
Que Sangue Precioso
Quem Bate É Jesus Cristo
Quem Dera Hoje Vir?
Quem Irá?
Quem Quer Ir Com Cristo?
Queres Perdão?
Quero Jesus Tua Luz
Quero Te Servir
Quero Ver A Jesus Cristo
Rasgou-se O Véu
Redentor Formoso
Redentor Onipotente
Renova-me
Resgatado Com O Sangue De Cristo
Resgatados Fomos
Ressuscitou
Revela A Nós, Senhor
Riquezas Do Céu
Rocha Eterna
Salvo De Graça
Salvo Estás? Limpo Estás?
Santo És Tu
Santo, Santo És Tu Senhor
Satisfeito Com Crisro
Saudai A Jesus
Saudosa Lembrança
Se Alguém Deseja
Se Em Teu Caminho
Se Tu Me Guias
Sê Valente!
Seguir A Cristo
Seguirei A Cristo
Seja Forte
Sempre Fiéis
Senhor, Estas Comigo
Senhor, Os Mensageiros Seus
Servir a Jesus
Seu Precioso Sangue
Sinto Vida No Senhor
Só A Ti Recorrerei
Só Dá Teu Fardo A Jesus
Só Em Jesus
Só O Sangue De Jesus
Sob As Asas De Deus
Sob O Sangue Teu
Sobre A Terra Vou Andando
Sobre As Ondas Do Mar
Sois Bem-vindos
Soldados De Cristo
Solta O Cabo Da Nau
Sossegai!
Sou Mui Feliz
Sua Graça Me Basta
Sua Palavra Revelada
Sublime E Grande Amor
Tão Grato Me É Lembrar
Tem Compaixão Do Pecador
Tenho Paz Em Meu Ser
Terra De Jesus
Terra Feliz
Teu Espírito Vem Derramar
Teu Nome Precioso
Trabalhadores Do Evangelho
Trabalhai E Orai
Tu és Meu
Tu És Meu Gozo
Tudo Em Cristo
Tudo Está Bem
Um Amigo Entre Os Lírios
Um Caminho Santo
Um Canto Novo
Um Coração Bondoso
Um Meigo Salvador
Um Pendão Real
Um Povo Forte
Uma Flor Gloriosa
União Do Crente Com Seu Senhor
União Dos Irmãos
Vai Orando
Vamos Todos Trabalhar
Vasos Transbordantes
Vem à Assembléia De Deus
Vem a Cristo
Vem Á Jesus, Ó Perdido
Vem A Mim Pecador
Vem A Teu Salvador
Vem Cear
Vem Já Pecador
Vem Sem Tardar!
Vem, Celeste Redentor
Vem, Ó Pródigo
Vem, Vem A Mim
Vencendo Com O Bom Capitão
Vencendo Vem Jesus
Vencerá
Vencidos Os Combates
Venha à Cristo
Venha à Deus
Ver-nos-emos
Vida Abundante
Vidas Consagradas Ao Trabalho
Vitória Deus Dará A Mim
Vivifica-nos Senhor

Nenhum comentário:

Postar um comentário